VEASP: Pastoral do Menor promove Curso de Formação

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, por meio da Pastoral do Menor, realizou no terceiro final de semana de junho o Curso de Formação para Agentes e interessados em conhecer/ participar de suas ações..
Neste módulo foi estudado a História, Identidade, Mística e documento “Princípios, Diretrizes e Organização” da Pastoral do Menor e a Doutrina Social da Igreja.

A história se revela com a construção de sua identidade, como serviço da Igreja Católica a serviço da vida das crianças e adolescentes em situação de risco, especialmente aqueles mais empobrecidos e violados em seus direitos. Iniciada a nível Nacional na década de 70 e na Arquidiocese de Belo Horizonte com a Campanha da Fraternidade de 1987 com o Lema “Quem Acolhe o menor a mim acolhe” MC 9-37, quando a ação da Pastoral se espalhou e se organizou em todo país.

Na Doutrina Social da Igreja estudou-se a inter-relação dos documentos da Igreja e as ações da Pastoral do Menor. Os diversos documentos da Doutrina Social da Igreja contextualiza, à luz do evangelho os Princípios, as Diretrizes e Organização da Pastoral do Menor e norteiam suas ações, em busca da dignidade e do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
Contamos com a participação de um grupo muito animado, interessado e preocupado com a situação das crianças e adolescentes empobrecidos de nossa Arquidiocese. Padre Júlio Cesar Gonçalves Amaral, Vigário Episcopal do Vicariato Social, mais uma vez, honrou-nos com sua presença amiga e acolhedora.