Ir para página principal

Pela vida: economize água, cuide do meio ambiente

 

Diante da grave crise hídrica que atinge toda a Região Sudeste do Brasil, a Arquidiocese de Belo Horizonte inicia a campanha “Pela vida: economize água, cuide do meio ambiente”. A partir da iniciativa, a Arquidiocese convoca cada cristão a preservar, ainda mais, a água e a defender, com especial empenho, a natureza. As comunidades de fé são convidadas a desenvolver ações que visem à economia dos recursos hídricos e a partilhar os bons exemplos, para inspirar novas iniciativas.

 

Também é de fundamental importância que todos, em comunhão, rezem para que Deus nos conceda chuvas, tão necessárias para o abastecimento dos reservatórios de nossas cidades. A sugestão é que nas celebrações todos possam rezar a oração para pedir chuvas, do bem-aventurado Paulo VI:

 

Deus, nosso Pai, Senhor do Céu e da Terra (Mt 11, 21). Tu és para nós existência, energia e vida (Act 17, 2).


Criaste o homem à Tua imagem (Gn 1, 27-28) a fim de que com o seu trabalho ele faça frutificar as riquezas da terra colaborando assim na Tua criação.

 

Temos consciência da nossa miséria e fraqueza: nada podemos fazer sem Ti (Jo 15, 5).

 

Tu, Pai bondoso, que sobre todos fazes brilhar o sol (Mt 5, 45) e fazes cair a chuva, tem compaixão de todos os que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias.

 

Escuta com bondade as orações que Te são dirigidas com confiança pela Tua Igreja (Lc 4, 25), como satisfizeste súplicas do profeta Elias (1Rs 17, 1) que intercedia em favor do Teu povo (Tgo 5, 17-18).

 

Faz cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada a fim de que renasçam os frutos (Tg 5, 18) e sejam salvos homens e animais (Sl 35, 7).

 

Que a chuva seja para nós o sinal da Tua graça e da Tua bênção: assim, reconfortados pela Tua misericórdia (cf. Is 55, 10-11), dar-te-emos graças por todos os dons da terra e do céu, com os quais o Teu Espírito satisfaz a nossa sede (Jo 7, 37-38).

 

Por Jesus Cristo, Teu Filho, que nos revelou o Teu amor, fonte de água viva, que brota para a vida eterna (Jo 4, 14).

 

Amém.