A importância do cuidado das pessoas e das ações sociais sempre foi um ponto central para a Arquidiocese de Belo Horizonte. “Cuidar de quem cuida” é um tema fundamental, especialmente para o Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) e para a Providens.
Ao longo de nossa jornada, percebemos que cuidar das pessoas e das instituições é essencial para que aqueles que estão conosco no dia a dia, na gestão e nos trabalhos, possam ter força para olhar para o outro e, assim, desenvolver um trabalho que realmente transforme e impacte a vida de quem mais precisa. A missão da Providens é fazer mais e melhor por aqueles que mais precisam, e nossos valores refletem a valorização da pessoa humana.
A atuação da Providens se orienta por princípios que reforçam a centralidade da pessoa humana em nossas ações, chamados Pontos de Método. São eles:
- I – Colocar a pessoa atendida no centro
 - II – Se fazer presente na vida da pessoa atendida
 - III – Praticar a empatia
 - IV – Trabalhar dentro da perspectiva de rede
 - V – Colocar a família no centro
 
Cuidar de quem cuida significa fortalecer essas pessoas, para que elas, por sua vez, possam colocar os demais no centro.
No contexto de uma gestão pautada por um método circular, sempre pensando no futuro que desejamos construir, buscamos a transformação social. Somos todos agentes dessa transformação, impactando a vida de outros. Por isso, é necessário um percurso educativo sistemático, em que o Veaspam e a Providens funcionem como uma ponte para um mundo melhor, permitindo que sonhos se realizem e que as pessoas cresçam na diversidade, tornando-se exemplos para a sociedade.
Temos observado, de forma constante, histórias de pessoas que brilham, que escolhem sonhar e alcança novos caminhos. Um exemplo especial vem do projeto Tecendo Proteção, uma iniciativa recente da Providens. O projeto tem sido um agente de transformação na vida das pessoas idosas das comunidades de BH, oferecendo a eles um lugar de destaque nas famílias e na comunidade. Mesmo após a vida produtiva, e diante de vulnerabilidades e dificuldades, os idosos redescobrem sua importância social, cultural e afetiva, fortalecendo vínculos com familiares e com a rede de apoio. Eles saem de uma condição de vulnerabilidade para ocupar um espaço de relevância, sendo reconhecidos por filhos, netos e por todos ao seu redor.
Este exemplo reforça que, quando uma equipe é valorizada e fortalecida, ela consegue fortalecer o outro e ajudar cada pessoa a se perceber como sujeito de direitos e protagonista na sociedade. Ao olhar para o outro com atenção e cuidado, promovemos a centralidade da pessoa humana e fomentamos a transformação social.
Com esta pequena reflexão, convidamos todos a valorizar o simples, o afeto e o vínculo. É nesse encontro, na simplicidade e na atenção ao outro, que conseguimos transformar vidas.
Fernanda Flaviana de Souza Martins – Diretora-geral da Providens – Ação Social Arquidiocesana