Views: 8
O COAGUAS, como grupo de especialistas, pensadores e ativistas, destacado do conjunto da sociedade, tem natureza propositiva, educativa, consultiva e pastoral, no espírito da Laudato Si.
O COAGUAS tem as seguintes atribuições, dentre outras:
I. Promover estudos e debates de questões relacionadas aos recursos hídricos e articular a atuação de entidades intervenientes, especialmente os Movimentos Sociais;
II. Propor soluções para conflitos relativos ao uso da água, sempre na perspectiva da preservação do meio ambiente;
III. Estabelecer diálogos com os poderes públicos responsáveis pelo cuidado das águas, com vistas a melhorar a legislação, a aplicação das leis e sua fiscalização e a punição dos que cometem crimes ambientais, no limite dos ditames legais;
IV. Promover aulas magnas sobre as águas para docentes e discentes de universidades e escolas de educação básica, assim como para o Povo de Deus e, também, para seus ministros ordenados e leigos, estes, com vistas a se organizar a “pastoral das águas”.
V. Contribuir na elaboração e implantação de políticas públicas para a gestão consciente e sustentável das águas, nos Municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte;
VI. Fazer denúncias, formalizá-las e publicizá-las, na medida em que se descubram flagrantes desrespeitos às normas de proteção do meio ambiente e das águas, com o intuito de mobilizar a sociedade e evitar a degradação ambiental.
VII. Estimular “campanhas” arquidiocesanas sobre as águas, como momentos de conscientização e celebração pelas águas;
VIII. Orientar a identificação e proteção das nascentes das águas, por parte da comunidade eclesial, em todas as paróquias possíveis da Arquidiocese.
IX. Promover a educação dos adultos e principalmente das novas gerações para o respeito e preservação do meio ambiente, na perspectiva da ecologia integral apregoada na Laudato Si.
X. Valorizar o Dia Mundial da Água, que ocorre a cada ano, no dia 22 de março, recordando o twitter do Papa Francisco em 22/03/2018, “a defesa da terra, a defesa da água é a defesa da vida” e propor a celebração desse dia em todas as comunidades eclesiais, com a colaboração do Secretariado Arquidiocesano da Liturgia, SAL.
Integram o COAGUAS os seguintes membros:
– Profª Aleluia Heringer Lisboa Teixeira, doutora em educação;
– Prof. Antônio Luiz Gonçalves do Nascimento, especialista em direito urbanístico e ambiental;
– Profª. Elaine de Fátima Ferreira Barros, especialista em geografia humana;
– Prof. Geraldo Tadeu Rezende Silveira, doutor em meio ambiente;
– Prof. Henrique Paprocki, doutor em emtomologia;
– Prof. João Henrique Rettore Totaro, doutor em linguística;
– Profª. Mônica de Cássia Souza Campos, doutora em ciências naturais;
– Pe. Fernando César do Nascimento, vigário episcopal para o meio ambiente.