Os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade foram instituídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1998 com o propósito de promover a sustentação da Ação Social da Igreja Católica no Brasil. O Fundo Diocesano é composto por 60% da coleta realizada no Domingo de Ramos. A soma dos 40% restantes constitui o Fundo Nacional de Solidariedade. Essa foi a forma de resgatar a intenção original do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF). Na Arquidiocese de Belo Horizonte, o Fundo Diocesano de Solidariedade tem sido uma prática inovadora de solidariedade no apoio aos mais diversos projetos de enfrentamento à exclusão social.
A CF 2022 tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Ela teve início na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. Trata-se da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. O objetivo geral convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
São objetivos específicos desta CF: Analisar o contexto da educação na cultura atual e seus desafios potencializados pela pandemia; Verificar o impacto das políticas públicas na educação; Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino; Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum; Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino; Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
Para preencher o formulário acesse aqui.
A entrega dos projetos será de 16/01/2023, às 09h00, até o dia 23/02/2023, às 17h00.
Vicariato Episcopal Para Ação Social, Política e Ambiental
Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS
Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha – BH/MG – sala 309, 3ª andar – REARTISOL – Cep: 31.210-120
Contato: (31) 3422-6122 – 99735-5225
E-mail: fundodiocesanodesolidariedade@gmail.com