O projeto Brincar e Cuidar da Paróquia São João Batista, em Ribeirão das Neves, começou o trabalho em 2021, entendendo que muitos pais não têm condições financeiras de comprar um brinquedo para seus filhos, enquanto outras crianças acumulam brinquedos que não usam mais.
A srª. Olga Maria dos Santos, ambientalista, começou esse trabalho a partir do momento que encontrou alguns brinquedos em bom estado de conservação no lixo e pediu ajuda a uma amiga para restaurá-los. Olga contou a ajuda de artesãos e técnicos em eletrônica para recuperar os brinquedos e no período da pandemia doaram mais de 1.500 brinquedos
Em contato com a Ir. Ana Maria, coordenadora da obra social Padre José Baldo da Paróquia São João Batista, levou o projeto Brincar e Cuidar para a comunidade. Obedecendo aos protocolos sanitários, os voluntários abraçaram a causa. D. Olga ressalta o valor do trabalho na comunidade: “O trabalho da comunidade tem muita mais luz, pois começou do zero, sem ajuda de profissionais ou especialistas.”
Segundo Pe. Silvério, pároco da paróquia São João Batista, o momento que os voluntários se reúnem para consertar os brinquedos além do trabalho também é um espaço terapêutico, conversam e trocam ideias.
Muitos brinquedos chegam em condições de uso, mas sempre tem aqueles que estão quebrados, sujos e precisam de algum reparo. Os voluntários se dedicam a fazer o possível para que voltem ao seu estado normal. A hora da entrega é de bastante emoção, lembra Ir. Ana Maria.
Agora, o projeto Brincar e Cuidar se prepara para a ação de Natal. A campanha de arrecadação já começou e vai até a segunda semana de dezembro. “Esperamos abraçar e atender todas as crianças que precisam de um brinquedo”, finaliza Ir. Ana.