Por Anderson Pereira
A Providens – Ação Social Arquidiocesana, por meio do Projeto Presença Solidária, ofereceu nessa segunda-feira (06/12), no auditório da Prefeitura de Ibirité, uma oficina de capacitação de preços para vários feirantes do município. O aluno de economia da PUC-MG, Christian Costa – que tem experiência no mercado financeiro e trabalha como consultor na área – falou sobre vários temas como pesquisa de mercado, custos de produção e fórmula de preços.
“O país vive um momento financeiro difícil, com inflação alta e desemprego, e oficinas como essas são importantes para capacitar as pessoas e ajudá-las nos seus empreendimentos”, explicou Costa.
Há quatro anos, a prefeitura de Ibirité conta com uma feira na região central da cidade (Praça do Fórum), porém sem cobertura. No espaço, são comercializados produtos artesanais, plantas e brechó.
A coordenadora de projeto e educação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibirité, Caroline Stefany de Oliveira, afirmou que o município estuda a abertura de um novo edital para o próximo ano.
Há um ano, a feirante Sheila Xavier de Freitas, de 36 anos, comercializa cactos e orquídeas na feira. Com a oficina de capacitação financeira, ela espera se qualificar e aumentar a renda da família.
Para a feirante Valéria Magalhães, de 55 anos, a feira tem sido um espaço de oportunidade profissional e de superação pessoal. Há alguns anos, ela conta que teve depressão. Com o trabalho na feira, ela conseguiu recuperar a sua saúde mental.
“A feira é uma oportunidade ímpar de geração de emprego, renda e socialização”, resumiu ela.
O projeto Presença Solidária é uma parceria da Providens com o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental e a Misereor.